Neste Blog...

... tenho a liberdade de escrever e deixar ler a quem interessar alguns poemas, fotografias, críticas e outras coisas.A efemeridade da vida e o seu processo cíclico, a efervescência dionisíaca da sociedade são assuntos que quero botar em discussão.Então...fiquem a vontade.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Projeto de Experimentação com Teatro de Sombras em Belém







A Escola de Teatro e Dança da UFPA ontem,foi o palco para a exposição do projeto experimental “À Sombra de D. Quixote”, que iniciou sua jornada no mês de agosto, a partir do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Munis – 2009.




A exposição de Sombras envolveu o público em um corredor de sombras  onde o espectador pode experimentar visões sombrias, inspiradoras e sensoriais.

A iniciativa parte da perspectiva interativa do projeto, que é dirigido e coordenado pelo ator Milton Aires, e que reúne ainda uma boa parte dos experimentadores de teatro de Belém, como os sombristas Lucas Alberto e Márcia Lima, a artista plástica Jaqueline Souza e o cenógrafo Maurício Franco. O desenho de som de Leo Bitar, consultoria artística de Nando Lima, dramaturgia de David Matos, operação técnica de Thiago Ferradaes, assistência de produção de Lenny Monteiro e dos laboratoristas David Matos, Iara Souza e Aníbal Pacha.

No início de agosto, o laboratório de dramaturgia, conduzido por David Matos, “foi uma troca de experiências riquíssima, especialmente por que David, com muita generosidade, abriu seu baú de suas vivências artísticas”, diz Milton Aires.

A oficina de laboratório de luz e sombra foi ministrada por Iara Souza, que vem desde 2004,desenvolvendo a técnica a partir de uma Bolsa de Criação Artística do IAP, experimentando o teatro de sombras.

De acordo com ela, a necessidade de mostrar o que se vem experimentando, ao público, surgiu porque ao longo de duas semanas, os resultados começaram a se mostrar muito interessantes.







Nas artes gostamos de deixar o público dar uma beliscadinha naquilo que estamos construindo, por isso decidimos abrir este espaço em forma de uma exposição de sombras, que surgiram a partir de nossas experimentações”, explica Iara.




Iara diz que o teatro de sombra em Belém existe, mas não desta forma que está sendo feito agora no projeto de Milton Aires.

“Estamos experimentando um teatro com objetos, não somente o teatro de sombra figurativo, então eu acredito ser esta uma pesquisa exclusivamente voltada ao teatro de sombra”, considera.

Para Milton Aires, todo este processo tem sido de aprendizado a todos os integrantes da equipe.
“Quando escrevi o projeto tinha uma imagem disparadora na minha cabeça, no caso, o trabalho inspirado em D. Quixote, e o que poderíamos retirar dele, em matéria de sombras. Mas logo depois do primeiro laboratório, as possibilidades se ampliaram , conseguimos resultados diferentes, ainda mais depois deste laboratório da Iara. Então é isso que queremos mostrar ao público, o que já alcançamos e até para ter retorno.







O que as pessoas assistiram tem tudo a ver com o que é a proposta do projeto, que é fazer desses laboratórios de experimentação e criação, o resultado de uma obra coletiva, não atrelada a nenhuma obrigação de cumprir somente o que esteve no papel”, finaliza Aires.




Na próxima semana, a equipe do projeto “À Sombra de D. Quixote” inicia nova jornada, desta vez, imergindo no teatro de formas animadas, com o bonequeiro Aníbal Pacha, do grupo In Bust. O espetáculo, que será o resultado disso tudo, só estreia em novembro. Até lá, muita assombração ainda será experimentada.




Texto retirado da reportagem de Luciana Medeiros.
Blog Holofote Virtual
http://holofotevirtual.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário